
Fotografia: câmara clara ou caixa preta?
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 1; Issue: 21 Linguagem: Português
10.5007/2176-8552.2016n21p177
ISSN2176-8552
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
Resumohttp://dx.doi.org/10.5007/2176-8552.2016n21p177A proposta central do ensaio é ler A câmara clara (1980), de Roland Barthes,em contraposição à Filosofia da caixa preta (1983), de Vilém Flusser. Esteencontro, porém, ocorre apenas na parte final do texto. Antes, este trabalhojulgou interessante ler criticamente outros conhecidos ensaios sobre a fotografia,como os de Walter Benjamin, Siegfried Kracauer e Susan Sontag. Tambémé conferida atenção especial a O imaginário (1940), de Jean-Paul Sartre, obraà qual Barthes dedica seu livro sobre a fotografia. O objetivo deste ensaio,no geral, é refletir sobre como os teóricos acima lidam com o referente, bemcomo com um possível “fora” da imagem. O caminho escolhido tende a anulara problemática separação entre o “mundo real” e o “mundo da imagem”.
Referência(s)