Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A Formação de professores e os desafios de ensinar Ciências

2017; INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15536/thema.14.2017.289-303.413

ISSN

2177-2894

Autores

Rita Seixas, Luciana Calabró, Diogo Sousa,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir a respeito da formacao inicial e/ou continuada dos professores, de seus desafios no ensino de Ciencias e da forma como orientam seus alunos na construcao do conhecimento cientifico. Aborda, sob a otica de diferentes autores, o “saber” e o “saber fazer” dos professores de ciencias, na ideia de aprendizagem como construcao de conhecimentos. Aponta para o perfil do professor de ciencias como aquele que fara a mediacao do conhecimento para seus alunos objetivando a aprendizagem, tendo como desafio a utilizacao do conhecimento cientifico, das tecnologias educacionais e de estrategias didaticas que, muitas vezes, nao estiveram presentes em sua formacao. O ensino realizado por esse professor e visto, tambem, como aprendizagem para ele. Por fim, considera a necessidade de qualificacao do professor, para que esse nao fique a margem das necessidades escolares sem identificar suas insuficiencias.

Referência(s)
Altmetric
PlumX