Artigo Revisado por pares

ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: práticas pedagógicas nos anos iniciais

2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 6; Issue: 12 Linguagem: Português

ISSN

2236-3904

Autores

Éderson Dias de Oliveira, Thais de Cássia Silva Souza, Ariadny Rayani Santos Rocha,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O presente estudo objetivou discutir sobre o ensino de Cartografia nas aulas de Geografia, estimulando o desenvolvimento da aprendizagem pela crianca conhecendo o espaco geografico em suas diversas dimensoes. Para isso, primeiramente foi efetivado um estudo teorico sobre o tema proposto, em seguida foram aplicadas algumas atividades em sala de aula. Desta maneira utilizou-se de estudos bibliograficos e atividade pratica no 1o ano do ensino fundamental na Escola Municipal John Kennedy (municipio de Jandaia do Sul – Parana), com atividades explorando o ambiente de sala de aula e o espaco vivido pela crianca. Nesse trabalho buscou levar os discentes a compreender o espaco utilizando-se de varios pontos de vista, respeitando o seu desenvolvimento cognitivo para obtencao de resultados que proporcionou a concretizacao da importância de introduzir os conceitos cartograficos, nos anos iniciais. Essa pratica mostrou que essas simples atividades fazem parte do dia a dia da crianca, e pode ser muito mais compreendida quando e trazido para a teoria o conhecimento ja predisposto na pratica. No trabalho tambem foi ressaltado a formacao dos professores ainda precaria, fazendo com que os mesmos tenham dificuldades em trabalhar com esta tematica de tamanha importância cognitiva.Palavras-chaveEnsino de Cartografia, Espaco geografico, Espaco vivido, Formacao dos professores.CARTOGRAPHIC LITERACY: educational practices in early yearsAbstractThis study aimed to discuss the teaching of Cartography in Geography lessons, stimulating the development of learning for the child knowing the geographic space in its various dimensions. For this, was first effected a theoretical study on the theme, then it was applied some activities in the classroom. In this way we used bibliographic studies and practical activity in the 1st year of elementary school at the Municipal School John Kennedy (municipality of South Jandaia - Parana), with activities exploring the classroom environment and the space lived by the child. In this study sought to take the students to understand the space using various views, respecting their cognitive development to obtain results which provided the realization of the importance of introducing cartographic concepts in the early years. This practice has shown that these simple activities are part of everyday life of the child, and can be much more understood when it is brought to the theory knowledge already predisposed in practice. The work was also emphasized the training of teachers still deficient, causing as they have difficulty working with is theme of such cognitive importance.KeywordsCartography teaching, Geographic space, Lived space, Teacher training.ISSN: 2236-3904REVISTA BRASILEIRA DE EDUCACAO EM GEOGRAFIA - RBEGwww.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Referência(s)