Artigo Acesso aberto Revisado por pares

An activity theory analysis of learning in and for inter-school work

2016; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 39; Issue: 4 Linguagem: Português

10.15448/1981-2582.2016.s.24319

ISSN

1981-2582

Autores

Harry Daniels,

Tópico(s)

Innovative Education and Learning Practices

Resumo

Neste artigo, discutirei a teoria da atividade. Este grupo altamente influente de escrita é visto como uma retomada e uma extensão das ideias originais Vygotskianas na formação social da mente por A.N. Leontiev (1978) e seus colegas que inicialmente trabalharam como parte do grupo de Vygotsky em Moscou e partiram para um novo cenário com novas ênfases teóricas na Carcóvia. Em um nível muito geral de descrição, os teóricos da atividade procuram analisar o desenvolvimento da consciência dentro da atividade social prática. Sua preocupação é com os impactos psicológicos da atividade e as condições sociais e sistemas que são produzidos na e através de tal atividade. Abrirei este artigo esboçando algumas das distinções, das fissuras e divisões que se formaram na área desde que o corpo original de trabalho do início do século XX tornou-se extensamente disponível no ocidente. Em seguida, apresentarei um breve resumo da metodologia desenvolvida por Engeström e seus colegas em Helsinque. Concluirei o artigo descrevendo uma série de questões que estão presentes nos debates em curso.

Referência(s)