Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

DA ITÁLIA AO BRASIL: INDÍCIOS DA PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E CONSUMO DE LIVROS DE LEITURA (1875-1945)

2017; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 21; Issue: 51 Linguagem: Português

10.1590/2236-3459/68894

ISSN

2236-3459

Autores

Terciane Ângela Luchese,

Tópico(s)

Historical Education and Society

Resumo

Resumo O objetivo do artigo é compreender a produção, a circulação e o consumo, no Brasil, de livros escolares italianos enviados para as chamadas escolas italianas no exterior, com atenção para a coleção organizada por Clementina Bagagli. Contribuições da História Cultural subsidiam a análise documental dos manuais didáticos, além de outros documentos. Concluo que a circulação dos livros enviados pelo governo italiano marcou ambientes escolares, em especial os urbanos. Percebo que houve diferenciação entre os livros didáticos em quantidade e conteúdo decorrente das políticas empreendidas pela Itália, sendo no fascismo, o mais profícuo. Por fim, houve preservação da leitura e dos livros mesmo que os estudantes frequentassem a escola pública ou confessional, com ensino em português.

Referência(s)