
A construção discursiva do gosto de classe na telenovela: enunciação e midiatização do consumo de semijoias em Império
2016; ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING; Volume: 13; Issue: 38 Linguagem: Português
10.18568/cmc.v13i38.1095
ISSN1983-7070
AutoresMaria Cristina Palma Mungioli, Rosana Mauro,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoCom base no conceito de midiatização, o artigo discute aspectos da produção de sentido do gosto de classe por meio dos discursos da telenovela Império (Globo, 2014). O estudo da enunciação, em uma cena da telenovela, das personagens sobre o objeto "anel de formatura" possibilita observar não apenas a oposição entre gosto de luxo e gosto popular como diferenciadores de classe, mas também os sentidos de inclusão e exclusão do consumo de bens tangíveis e intangíveis pelas classes populares. Constituem-se como referências teóricas principais para esse estudo Bourdieu (1983, 2008), Couldry; Hepp (2013), Fiorin (1997, 2005), Maingueneau (2008), Landowski (1997) e Lipovetsky (2009).
Referência(s)