Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Otimização dos parâmetros operacionais de eletrocoagulação aplicada à recuperação de efluentes de lavagem de veículos

2017; Brazilian Association of Sanitary and Environmental Engineering; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-41522017111063

ISSN

1809-4457

Autores

Angelita Aparecida Ribeiro da Silva, Carlos Alberto Paulinetti da Camara, Ilza Lobo, Ieda Spacino Scarmínio, João Carlos de Freitas Alves,

Tópico(s)

Membrane Separation Technologies

Resumo

RESUMO No Brasil, cerca de 32.700 postos de lavagem de veículos consomem 3,7 milhões de m3/mês-1, média de 60 L por veículo. Esse consumo poderia ser minimizado, se o efluente fosse devidamente tratado e reutilizado. Como diversos tipos de efluentes têm sido eficientemente tratados por técnicas eletroquímicas, como a eletrocoagulação (EC) e a eletroflotação (EF), o objetivo principal deste estudo foi desenvolver um sistema de tratamento de efluentes de lavagem de carros por EC, usando eletrodos de alumínio. Parâmetros como pH inicial, corrente elétrica aplicada e tempo de eletrólise foram otimizados por meio de análises físico-químicas e estatísticas. Em sua condição ótima, pH 5, corrente elétrica de 3,5 A e tempo de 20 minutos, o sistema conseguiu reduzir em 73% a demanda química de oxigênio (DQO), 58% de surfactantes e no mínimo 90% a turbidez e os sólidos suspensos totais (SST). Além da simples implantação e operação, a técnica mostrou-se eficiente na recuperação desse tipo de efluente, podendo ser utilizada em sistemas de reúso de água de lavagem de veículos.

Referência(s)