Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

NO PRINCÍPIO ERA O TEXTO: DOM CASMURRO NO PAPEL, CAPITU NA TELA

2017; Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Volume: 10; Issue: 20 Linguagem: Português

10.1590/1983-6821201710207

ISSN

1983-6821

Autores

MARIANA MILLECCO,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Resumo Construído a partir de conceitos, signos, símbolos, relações materiais e imateriais, o figurino apresenta um arsenal de informações a respeito da encenação. O/A figurinista trabalha um objeto que vai vestir o corpo e com ele ajudar a compor a visualidade da cena proposta. Este artigo é uma análise da construção do figurino e visual de Capitu, a famosa personagem de Dom Casmurro de Machado de Assis, na minissérie veiculada pela Rede Globo de Televisão e dirigida por Luiz Fernando Carvalho (Capitu, 2008). Por meio desse trabalho vamos refletir sobre o caminho percorrido pela figurinista Beth Filipecki até a construção da imagem que vimos de Capitu. Para tanto foi realizada uma entrevista em duas etapas (2013), o método empregado foi o Método de Explicitação do Discurso Subjacente – MEDS, formato de entrevista para pesquisa qualitativa narrativa específica, que, além de ocasionar uma construção de pensamento contínuo na resposta, proporciona a melhor percepção do discurso explícito e implícito nela contido. Nestas oportunidades foram coletadas, além das informações aqui apresentadas, imagens do acervo pessoal de Filipecki, e foram fotografadas peças do acervo pessoal de Filipecki usadas na minissérie.

Referência(s)