Artigo Acesso aberto Produção Nacional

História de um ensaio

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; Volume: 2; Issue: 46 Linguagem: Português

10.18542/moara.v2i46.4242

ISSN

2358-0658

Autores

Augusto Massi,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este artigo investiga o papel da fotografia na poética de Max Martins (1926-2009) e, de forma mais detida, no livro Para ter onde ir (1992). Depois de realizar uma detalhada análise da foto de capa, passa a discutir tanto os seus diálogos como seus desdobramentos com a sequência de sete fotos distribuídas ao longo do volume. Consta no corpo do texto uma série de informações levantadas sobre os bastidores deste ensaio fotográfico produzido em Viena, pelo fotógrafo austríaco Béla Barsodi (1966), sob a direção artística do poeta paraense Age de Carvalho (1958). Ao final, destaca a centralidade da fotografia e da caligrafia na construção da identidade do Max Martins.

Referência(s)