Artigo Revisado por pares

História da formação de professores no Brasil colônia e império: um resgate histórico

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1984-6150

Autores

Márden de Pádua Ribeiro,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O artigo trata-se de uma pesquisa bibliografica que visa um resgate historico acerca da formacao de professores, especificamente no periodo colonial e imperial do Brasil. Tem como marco temporal a chegada dos jesuitas em 1549 ate a proclamacao da Republica em 1889. O problema central que o presente trabalho visa responder e: como se consolidou a formacao de professores no Brasil, nos periodos mencionados? Foi intencao resgatar o processo pelo qual se consolidou esta formacao, ressaltando seus desafios, dificuldades e ate mesmo desestruturacao. ABSTRACT: Article it is a literature that aims at a historical review about teacher training, specifically in the colonial and imperial period in Brazil. Its timeframe the arrival of the Jesuits in 1549 until the proclamation of the Republic in 1889. The main problem that this paper aims to answer is: how has established teacher education in Brazil, in the periods mentioned? It was intended to rescue the process by which consolidated this training, emphasizing its challenges, difficulties and even disintegration. KEYWORDS: Teacher Education, Colonial Brazil, Imperial Brazil.

Referência(s)