Artigo Acesso aberto Produção Nacional

De amor e sexo: representações masculinas e femininas em letras de canções de forró

2016; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22297/dl.v5i2.2123

ISSN

2316-1795

Autores

Cláudia Caminha Lopes Rodrigues, Danielle Barbosa Lins de Almeida,

Tópico(s)

Food, Nutrition, and Cultural Practices

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir representacoes masculinas e femininas em letras de cancoes de forro eletronico executadas por duas das maiores bandas do genero no contexto do nordeste brasileiro, Comendo Agua, de Avioes do Forro, e Senta que e de Menta, de Cavaleiros do Forro, que sao analisadas a luz do Sistema de Modo da Linguistica Sistemico-Funcional de Halliday (1994). A analise das letras de musica permitiu identificar nao apenas o conteudo das letras, mas tambem o tipo de linguagem utilizada e as formas de interacao e feedback entre os interlocutores. Das informacoes obtidas, o tipo de relacao de poder existente entre os agentes das interacoes, atraves da analise das escolhas lexicais, possibilitou a identificacao dos agentes masculinos, “voz” predominante nas letras das cancoes de forro. Ao obter uma percepcao mais detalhada destes, foi possivel, por oposicao, estabelecer quem sao os agentes femininos e como estao representados nas letras de musica analisadas. A analise de Modo, por sua vez possibilitou revelar os padroes de relacoes de submissao, que devem ser consideradas no desvelar das representacoes femininas na analise de letras de qualquer genero musical.

Referência(s)
Altmetric
PlumX