Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O projeto “Lançamento de Projéteis”: uma perspectiva para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino médio

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5007/1981-1322.2016v11n2p300

ISSN

1981-1322

Autores

Valmir Ninow, Carmen Teresa Kaiber,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p300Este artigo apresenta resultados do projeto Lançamento de Projéteis, desenvolvido por um grupo de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, no âmbito de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar o desenvolvimento de Projetos de Trabalho, considerando diferentes estratégias, procedimentos e recursos, visando à construção de conhecimentos matemáticos. O trabalho possibilitou a retomada e desenvolvimento de conhecimentos relacionados às áreas de Matemática e Física, sendo que, particularmente, foram desenvolvidos aspectos referentes às Funções Afim e Quadrática, Movimento Retilíneo Uniforme e Uniformemente Variado e do Lançamento Oblíquo. Para tal, foram utilizados elementos advindos da Modelagem Matemática, bem como utilizado o software Excel para construir, modelar e analisar as situações que se apresentaram. O trabalho constituiu-se, também, em possibilidade de modificação do papel do professor e dos estudantes, permitindo a esses tornarem-se atuantes e participativos, a partir de ações que envolveram trabalho em grupo, organização, planejamento, pesquisa e o enfrentamento e solução de situações tanto práticas quanto teóricas.

Referência(s)