
Memória e história do ensino das humanidades: do nascimento do conceito de disciplinas escolares à atual ciências humanas
2016; Volume: 25; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2316-3100
Autores Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoA escola brasileira na atualidade e marcada em sua organizacao pela divisao dos saberes especificos das ciencias de referencia nas chamadas disciplinas escolares. Essa estrutura se organiza na particao do tempo escolar em periodos, as conhecidas horas/aula. Cada professor tem com seus alunos um conjunto de periodos semanais para trabalhar os conhecimentos de sua area de saber, com vistas ao estudo de determinada quantidade de “conteudos”, pre-estabelecidos pelo que se convencionou compreender como um codigo disciplinar de seu campo de saber. Nas ciencias humanas esse formato organizacional se consolidou de forma quase que inquestionavel, contribuindo para o isolamento dos saberes dentro das disciplinas escolares e no distanciamento entre seus atores de forma a impossibilitar os inumeros dialogos possiveis entre os campos do saber. A partir dessa percepcao podemos nos questionar: quando historicamente o campo das humanidades classicas, como eram ensinados os saberes que hoje entendemos pertencentes as Ciencias Humanas, na Idade Moderna, se dividiram em disciplinas escolares? Em qual contexto historico e por quais motivos se fizera fundamental essa divisao? E como essa divisao impactou na formacao dos professores, especificamente os de Historia, que sao o foco de nosso estudo.
Referência(s)