Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O american dream e a cultura das aparências em Little Caesar, de Meryvn Leroy

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 70; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5007/2175-8026.2017v70n1p233

ISSN

2175-8026

Autores

Elder Kôei Itikawa Tanaka,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

http://dx.doi.org/10.5007/2175-8026.2017v70n1p233Considerado o precursor dos filmes sonoros de gângster do chamado período “clássico” desse gênero, Little Caesar, dirigido por Mervyn LeRoy em 1931, narra o percurso do protagonista Rico Bandello (Edward G. Robinson) da sua ascensão à liderança da gangue à sua queda no final do filme. Little Caesar, além de estabelecer os parâmetros seguidos pelas narrativas dos filmes de gângster a partir dos anos 1930, também contribuiu para que o gângster se tornasse um ícone da cultura norte-americana graças à disseminação de sua figura por meio da indústria cultural, principalmente no cinema. Nosso objetivo com o presente trabalho é, por meio da análise de algumas cenas do filme, verificar de que maneira se configuram a cultura das aparências e a ideologia do American Dream ao longo da narrativa.

Referência(s)