Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Adaptando o jogo "Perfil" para as aulas de recreação e geografia

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 7; Issue: 13 Linguagem: Português

10.26895/geosaberes.v7i13.287

ISSN

2178-0463

Autores

Renato Ghizi Corniglion, Viviani Maria Barbosa Sales,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo faz uma abordagem multidisciplinar sobre as aplicações de um jogo (Perfil) utilizado nas aulas de Recreação e Geografia de turmas dos Cursos Técnicos em Hospitalidade e Guia de Turismo, da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch. Os referidos cursos são de nível médio profissionalizante, da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), localizada no Rio de Janeiro. Objetiva-se, com este estudo, desenvolver reflexões sobre as estratégias de aplicações deste jogo, destinado para o público juvenil e adaptado para ser utilizado em ambiente escolar. Tendo em vista que esta atividade lúdica é indicada para essa faixa etária, foi feita uma pesquisa de campo com os alunos dessas turmas, que participaram desse jogo, nas aulas de recreação e Geografia. O resultado dessa pesquisa indicou que as estratégias utilizadas nas práticas dessa atividade lúdica são favoráveis para desenvolver esse e outros jogos recreativos na formação de profissionais dos referidos cursos.

Referência(s)