
DESEMPENHO DO TRATOR DE 157KW NA CONDIÇÃO MANUAL E AUTOMÁTICO DE GERENCIAMENTO DE MARCHAS
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5380/rsa.v17i3.50998
ISSN1983-2443
AutoresSamir Paulo Jasper, Luciano de Souza Ribeiro Bueno, Maíra Laskoski, Camilla Weber Langhinotti, Guilherme L. Parize,
Tópico(s)Soil Management and Crop Yield
ResumoO sistema de gerenciamento automático de marchas permite ao trator, na rotação de trabalho estabelecida no motor, extrair o máximo de desempenho de tração do trator. Neste trabalho, os benefícios de gerenciamento automático de marchas foram comprovados através da comparação da velocidade, patinagem, consumo horário de combustível, rendimento e potência na barra de tração, força e consumo específico durante deslocamento do trator nas condições manual e automática de gerenciamento de marcha. O experimento foi conduzido em delineamento em faixas, com dois tratamentos (marchas selecionadas manualmente e automaticamente) e cinco repetições. Os parâmetros foram determinados pelo método de comboio composto por dois tratores conduzidos em pavimento de concreto à velocidade de 8,0 km h-1 e o segundo trator simulando carga de 40 kN na barra de tração. O gerenciamento automático e manual das marchas não resultou em diferença significativa na força e patinagem. Contudo, o gerenciamento automático de marchas permitiu que o trator atingisse maior velocidade com menor consumo específico e horário de combustível, com respectivo aumento na potência e rendimento na barra de tração.Palavras–chave: Tratores agrícolas; caixa de câmbio; eficiência tratativa.
Referência(s)