Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Comer na contemporaneidade: heterotopias alcoólicas, excessos do corpo e uma culinária indócil || Eat Nowadays: Alcoholic heterotopias, Body Excesses and an Indocile Culinary

2016; Universidad de Los Hemisferios; Volume: 20; Linguagem: Português

ISSN

1605-4806

Autores

Michelle Cristine Medeiros-da Silva, J. Nardelli Costa,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

Comer na contemporaneidade, ainda que permeado por diversos fatores, guarda o cientifico como direcionamento hegemonico: um logos que compreende o bom corpo como o produto de uma saude moralizada e racional, onde nao ha espacos para o que Georges Bataille denominou como dispendios improdutivos. Aos dispendios cabem a busca dos estados de excitacao ilogicos, fora da razao e esgotamento do corpo. Portanto, para alem de uma atitude de conservacao da saude, comer, como empreitada humana delineada em uma lei da economia geral, e tambem uma atividade do excesso. Esse e um dos temas de interesse em Em busca do tempo perdido (BTP). Analisar a imbricacao entre o alcool e os excessos, a partir do texto BTP, foi o objetivo desta pesquisa. Para isso, foram realizadas leituras da obra e uma posterior sistematizacao em um arquivo digital que subsidiou a analise. Percebeu-se na Recherche o uso de uma variedade de bebidas alcoolicas: cervejas, conhaques, cidras, licores, mazagran, gloria, vinhos tintos, espumantes, porto. Percebeu-se ainda que o alcool autoriza o acesso do corpo as heterotopias do desvio: os espacos de fora, que localizam individuos com comportamento desviantes em relacao a norma. Notou-se na obra que o corpo vive a dilapidacao do excesso: seja ao consumir o alcool em si, seja ao acessar as heterotopias, sobretudo nas cenas de sadomasoquismo. As praticas de consumo alimentar, como produto humano, guardam nao so o nutritivo e a materia-prima, mas a desnutricao e a excrescencia, uma culinaria indocil: a compreensao de que tudo que ha de mais humano em cada um de nos, a violencia, o sadismo, a criacao, o amor, tambem habita um comer para uma gorda saude. Quando uma culinaria indocil promove a saude deve compreende-la como a aptidao do sujeito para criar aquilo que falta.Although permeated by several factors, eating is a behaviour that have science as a hegemonic guide: a logo that understand a health body as the result of moralized and rational health care. In this view there are no place for what Georges Bataille called unproductive expenditures, that is, expenditures that look for illogical thrill states, out of reason, capable to lead the body to exhaustion. Therefore, beyond an attitude of health maintenance, eating is outlined as a human endeavour and, as such, is also an activity of excesses. This is one of the topics of interest in In Search of Lost Time (SLT). The main purpose of this research was analyse the link between alcohol and excessive behaviour in the book. To do so, the book was read and organized in a digital file that supported the analysis. In the book, many alcoholic beverages were used beer, cognac, cider, liquor, Mazagran, gloria, red, sparking and port wines. The alcohol allowed individuals to access their body, to access heterotopias of deviation: an outside space, for people with deviant behaviour. Body is degenerated by his excesses: due to alcohol consumption and accessing heterotopias, especially during sadomasochism scenes. Practices of food consumption, as a human product, keep not only the nutritious and raw materials, but innutrition and excrescence as the result of a indocile culinary, which is the idea that our most inhuman traits – violence, sadism, creation and love – are also part of an eating for great health. When a indocile culinary promotes health, it must understand it as the individual hability to create what is missing.

Referência(s)