
AS PERSPECTIVAS DO ENSINO DE GRAMÁTICA NO LIVRO DIDÁTICO: UM OLHAR SEMÂNTICO SOBRE AS PREPOSIÇÕES
2017; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português
10.56814/lel.v1i2.48
ISSN2448-4520
AutoresMaria Vanice Lacerda de Melo Barbosa, Erivaldo Pereira do Nascimento,
Tópico(s)French Language Learning Methods
ResumoRESUMO: Este trabalho discute a abordagem de conteúdos gramaticais, mais especificamente as preposições apresentadas em um livro didático. Objetivou-se verificar se o estudo sobre essas categorias gramaticais, no livro didático, concorre para o foco na metalinguagem – abordagem gramatical centrada em conteúdos puramente normativos ou se o estudo das preposições é abordado a partir da epilinguagem – ensino contextualizado, através do qual a gramática é trabalhada de forma reflexiva, levando-se em consideração o funcionamento da língua e os efeitos de sentido que tais elementos linguísticos podem produzir no ato da interlocução. Como suporte teórico, apoiamo-nos em Bunzen-Mendonça (2006), Castilho (2010), Neves (2002, 2011), Perini (2005), Possenti (1996). Para a análise, selecionamos a quinta edição do sétimo ano da coleção didática: Português: linguagens, de autoria de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, publicada pela Editora Atual no ano de 2009. As observações conferem a coexistência das duas práticas de ensino de gramática no livro didático aprovado pelo PNLD: uma voltada para a intensa articulação entre os eixos da Gramática Normativa, concorrendo para a explicitação de conceitos, classificações e subclassificações organizadas de acordo com as regras da variedade padrão da língua portuguesa. A segunda proposta de trabalho segue uma abordagem que parece comprometida a despertar o aluno para a gramática da língua utilizada em favor das intenções comunicativas. PALAVRAS-CHAVE: Ensino. Livro didático. Preposição. Metalinguagem. Epilinguagem.
Referência(s)