Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Interações sociais e dinâmicas comunicacionais nos games

2016; Programa de Pós Graduação em Comunicação; Volume: 15; Issue: 30 Linguagem: Português

10.5902/2175497721855

ISSN

2175-4977

Autores

Bruno Monte de Assis, Luciana Miranda Costa,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre as práticas interacionais desenvolvidas nos games, tendo como componente empírico, o jogo online massivo Brasil Ragnarök Online-BRO. Partimos da premissa que uma das principais motivações referentes ao ato de jogar é a interação entre jogadores mediada pelos games, o que evidencia o caráter comunicativo do jogo a partir das ações dos jogadores, buscando modificar em diferentes gradações sua experiência de jogo. Utilizou-se de pesquisa documental e bibliográfica e imersão virtual através de um avatar no mundo virtual de BRO. Buscamos demonstrar que o jogo tem fundamental importância como atividade social, possibilitando aos jogadores criar novas formas de interagir e transformar regras e institucionalizações na estrutura do jogo, objetivando enriquecer e complexificar suas dinâmicas comunicacionais.

Referência(s)