
Interações sociais e dinâmicas comunicacionais nos games
2016; Programa de Pós Graduação em Comunicação; Volume: 15; Issue: 30 Linguagem: Português
10.5902/2175497721855
ISSN2175-4977
AutoresBruno Monte de Assis, Luciana Miranda Costa,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste artigo tem como objetivo refletir sobre as práticas interacionais desenvolvidas nos games, tendo como componente empírico, o jogo online massivo Brasil Ragnarök Online-BRO. Partimos da premissa que uma das principais motivações referentes ao ato de jogar é a interação entre jogadores mediada pelos games, o que evidencia o caráter comunicativo do jogo a partir das ações dos jogadores, buscando modificar em diferentes gradações sua experiência de jogo. Utilizou-se de pesquisa documental e bibliográfica e imersão virtual através de um avatar no mundo virtual de BRO. Buscamos demonstrar que o jogo tem fundamental importância como atividade social, possibilitando aos jogadores criar novas formas de interagir e transformar regras e institucionalizações na estrutura do jogo, objetivando enriquecer e complexificar suas dinâmicas comunicacionais.
Referência(s)