Bicicletas de Nhanderu: lascas do extracampo

2016; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

Autores

André Brasil,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

O artigo dedica-se a Bicicletas de Nhanderu (2011), filme realizado pelo Coletivo Mbya-Guarani de Cinema, tomando-o como exemplar daquilo que Manuela Carneiro da Cunha chamou de “cultura com aspas”, ou seja, o uso reflexivo da nocao antropologica de cultura pelos indios. Para tanto, caracteriza-se a trama entre o campo e duas dimensoes distintas do extracampo . A primeira nos vincula ao universo mitico, cosmologico, que os espectadores vamos conhecendo, de maneira descontinua, mas bem tecida, por meio das conversas entre os indios. A segunda dimensao diz respeito a vizinhanca tensa com o mundo dos brancos; ela torna presente, ainda que invisivel, a figura da nacao , da qual os guarani fazem e nao fazem parte. A nacao menos abriga, ou se avizinha do que cerceia, ronda, espreita. Palavras-chave : Cinema indigena. Bicicletas de Nhanderu . Mbya-Guarani. Extracampo.

Referência(s)