Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Resolução de problemas abertos no ensino de física: uma revisão da literatura

2017; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 39; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/1806-9126-rbef-2016-0269

ISSN

1806-9126

Autores

Vagner Oliveira, Ives Solano Araújo, Eliane Ângela Veit,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Apresenta-se neste trabalho uma revisão da literatura em resolução de problemas abertos no Ensino de Física, contendo um panorama da produção acadêmica nos últimos 20 anos, assim como os referenciais teóricos e metodológicos adotados no ensino e na pesquisa relativa a problemas abertos no Ensino de Física. Foram consultados os principais periódicos nacionais e internacionais, resultando em 47 artigos, que foram divididos em três categorias para análise: Pesquisa (n=27), Propostas com Aplicação (n=9) e Apresentação de Propostas (n=11). Quanto às metodologias de pesquisa, predominam as quantitativas (n=9), com equilíbrio entre os delineamentos pré-experimental, experimental e quase-experimental, e os métodos mistos, no qual a maioria dos artigos (n=6) apresenta delineamento de pesquisa Integrado. Identificamos uma tendência das metodologias de ensino estarem intensamente fundamentadas em tentativa e erro, uma vez que, em geral, não são utilizados embasamentos em teorias de aprendizagem, que norteariam as práticas profissionais. Quanto aos referenciais teóricos de problemas abertos, prevalecem as concepções de Jonassen.

Referência(s)