Artigo Acesso aberto

DE LOBINHA A PIONEIRA: SUBJETIVIDADES DE MULHERES NO MOVIMENTO EDUCACIONAL ESCOTEIRO

2017; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.17564/2316-3828.2017v5n2p79-90

ISSN

2316-3828

Autores

Dinamara García Feldens, Aldenise Cordeiro Santos,

Tópico(s)

Adventure Sports and Sensation Seeking

Resumo

Este artigo percorre linhas, como é próprio do método cartográfico, que compõem a presença da mulher no escotismo, pensando nesse percurso as produções de subjetividades. Tem por objetivo cartografar subjetividades de mulheres no movimento escoteiro. Esta é uma pesquisa desenvolvida com três mulheres que participaram e/ou ainda participam desse grupo escoteiro. Durante a pesquisa, foram realizadas entrevistas que produziram falas permeadas de experiências, narrativas, ensinamentos, conceitos de mulher, subjetividades e outros aspectos que compõem a vida dessas mulheres em nossa sociedade. Para pensar a possibilidade de uma educação que perpassa a vida e produz subjetividades, foram utilizados autores da Filosofia da Diferença, dentre eles: Deleuze, Foucault e Guattari. No escotismo e em outros dispositivos educacionais, são ensinados valores que conduzem as mulheres a enquadramentos sociais.

Referência(s)