Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Considerações acerca da disciplina de história da matemática nas universidades cearenses: desvendando uma prática docente

2017; Faculdade Meridional IMED; Volume: 2; Issue: 4 Linguagem: Português

10.18256/2447-3944/rebes.v2n4p22-33

ISSN

2447-3944

Autores

Artur Camposo Pereira, Anabela Malho Guedes,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

As matrizes curriculares dos atuais cursos de Licenciatura em Matematica apresentam recorrentemente a disciplina de Historia da Matematica em consonância com as diretrizes regulamentares oficiais, procurando efetivar seus ajustamentos de acordo com as tendencias ventiladas no âmbito das pesquisas em Educacao Matematica. Apesar dos avancos, ainda se faz necessario incrementar as discussoes entre os docentes da referida disciplina a respeito de aspectos relacionados a como e quando esta precisa ser inserida no curriculo, ou ainda, quais metodologias, vertentes, areas do conhecimento e tendencias filosoficas devem ser utilizadas. A partir desta problematizacao, este artigo propoe analisar a insercao da disciplina de Historia da Matematica nos cursos de Licenciaturas em Matematica das universidades publicas cearenses, verificando seu movimento em torno da Historia da Educacao Matematica. Para isso, a pesquisa foi dividida em dois momentos distintos: primeiramente, concluiu-se o levantamento e analises sobre informacoes contidas em boletins informativos, ementas, referencias bibliograficas, entre outros documentos dos programas de ensino da disciplina. Na segunda etapa foi realizada a aplicacao de questionarios e entrevistas com os docentes, as quais foram investigadas de acordo com a Analise Textual Discursiva (ATD), com a finalidade de compreender seus itinerarios formativos, suas concepcoes e saberes docentes, bem como as metodologias e os recursos empregados em suas salas de aula. De um modo geral, apesar de algumas diversidades apresentadas nos programas de ensino da disciplina de Historia da Matematica e nos questionarios aplicados aos docentes, considera-se que os discentes da Licenciatura podem ter uma boa formacao nas universidades pesquisadas levando em consideracao os dados analisados.

Referência(s)