Artigo Produção Nacional

AS MARCAS DA INCLUSÃO EDUCACIONAL NOS PROJETOS POLÍTICO PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UNIPAR E DA UFAC E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO SOCIOEDUCACIONAL

2016; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português

10.25110/educere.v16i2.2016.5972

ISSN

1982-1123

Autores

Luiz Roberto Prandi, Wendell Fiori de Faria, Sônia Maria Moro do Nascimento, Vanessa Carvalho dos Santos, Phelipe Hydemy Saquetti Matimoto, Perci Fábio Santos Fontoura, Pedro Henrique Marangoni,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Buscou-se com este trabalho lancar um olhar sobre o principio da “inclusao social” que e um direito assegurado pela Constituicao da Republica Federativa do Brasil de 1988. Assegurou-se com este direito social e educacional permitir acessibilidade as pessoas com necessidades especiais nas instituicoes de ensino basico e ensino superior, como consta no art. 206 da CF/88 e do art. 21 da Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional, que devera ser introduzida por meio de um documento interno denominado de Projeto Politico Pedagogico – PPP. Com esta analise procura-se mostrar a eficacia da inclusao educacional por meio dos projetos politico pedagogicos das Instituicoes de Ensino Superior dos Cursos de Pedagogia da Universidade Paranaense – UNIPAR – Campus – Umuarama/PR e da Universidade Federal do Acre – Campus Floresta de Cruzeiro do Sul/AC. Este estudo foi submetido a aprovacao do Comite de Etica em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da UNIPAR e possui protocolo de aprovacao no. 27493/15. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizada uma pesquisa documental para compreender como a inclusao educacional e proposta nos documentos analisados, com abordagem qualitativa. E possivel concluir-se, deste modo, que o curso de Pedagogia e seu PPP tem papel fundamental na formacao de um professor de qualidade que saiba integrar as criancas com deficiencia, proporcionando-lhes uma inclusao efetiva na vida escolar e, futuramente, no ambiente universitario.

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