Artigo Revisado por pares

Eles não usam black-tie: a forma como conteúdo histórico-ideológico / Eles não usam Black-tie: the form as a historical and ideological content

2010; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS; Volume: 19; Issue: 29 Linguagem: Inglês

ISSN

2448-2692

Autores

Berilo Luigi Deiró Nosella,

Tópico(s)

History, Culture, and Society

Resumo

Eles nao usam black-tie: a forma como conteudo historico-ideologico. O presente artigo analisa comparativamente a peca Eles nao usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri (1958) e o filme homonimo (1981) com direcao de Leon Hirszman. Demonstramos que ha uma dicotomia no texto de Guarnieri que se equilibra na configuracao da forma interna da peca teatral e, verificamos que, na transposicao da linguagem teatral para a linguagem cinematografica, e pelas opcoes da adaptacao em momentos diversos de nossa historia politica, essa balanca se desequilibra. Desta forma, percebemos como, a partir de nossa materia estetica, podemos compreender o nosso devir historico. Palavras-chave: teatro; cinema; historia; arte e politica. Arena and the engagement in modern Brazilian theatre. The present article analyses comparatively the play Eles nao usam black-tie, by Gianfrancesco Guarnieri (1958), and the homonym movie (1981) with the direction of Leon Hirszman. We demonstrated that there is a dichotomy in Guarnieri’s text that balances in the internal shape configuration of the theatrical play and we verify that in the transposition from the theatrical language to the cinematographic language, and by the adaptation options in several moments of our political history, this scale unbalances. In this way, we noticed how from our esthetic matter we can comprehend our historical obligation and that even with the same content, the works are different in their formal options, in other words, modifying the way of the presentation of the contents, we modify the content itself. Keywords: theater; cinema; history; arts and politics.

Referência(s)