
O conceito de cidadania no ensino de Sociologia no estado de São Paulo
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2175-5604
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEsta pesquisa procurou responder qual e a concepcao de cidadania resultante do ensino de Sociologia na 3a serie do Ensino Medio oferecido pela rede estadual de Sao Paulo na regiao de Sorocaba-SP. O desiderato foi o de verificar se o material pedagogico destinado a Sociologia expoe a cidadania como um conceito formal, conforme a definicao do liberal sociologo T. H. Marshall. Ele parte do pressuposto de que existem classes sociais antagonicas e de que a luta pela conquista de direitos democraticos ocorre naturalmente, no quadro do evolutivo desenvolvimento historico. Dentre os autores que usamos como referencia, destacam-se os seguintes: o proprio Marshall, John Locke, Norberto Bobbio, Decio Saes, Newton Duarte, Ivo Tonet, Nilda Teves Ferreira, Marcos Francisco Martins, para citar os mais significativos neste trabalho. A revisao bibliografica trabalhou com o conceito de cidadania a partir da etimologia, da perspectiva do materialismo historico e dialetico, da acepcao liberal do conceito, assim como criticas ao conceito liberal. A pesquisa tambem apresenta um sucinto historico do ensino de Sociologia no Ensino Medio e analisa como o conceito de cidadania e tratado nos livros didaticos, indicados pelo PNLD 2012 de Sociologia. No ultimo capitulo da dissertacao e apresentado o resultado do trabalho de campo, que consistiu em aplicacao de questionarios, a partir de perguntas abertas e fechadas, a cinco professores(as) de Sociologia da regiao de Sorocaba, assim como a vinte e sete alunos(as).
Referência(s)