Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Integrando O Software Scratch ao Ensino da Geometria: Um Experimento Inicial

2017; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.70706

ISSN

1679-1916

Autores

Priscila Piccolo, Carine Geltrudes Webber, Maria de Fátima Webber do Prado Lima,

Tópico(s)

Diverse scientific research topics

Resumo

O ensino da Geometria envolve um grau de complexidade devido a fatores metodológicos e ao uso de signos matemáticos. A fim de facilitar o processo de aprendizagem, alguns autores recomendam que o ensino de Geometria inicie na Educação Infantil por meio do contato da criança com objetos do seu cotidiano. Descreve-se neste artigo uma experiência sobre o ensino de noções de Geometria realizada com crianças do 4º e 5º ano do ensino fundamental. O presente trabalho foi concebido utilizando três pilares: a utilização da ferramenta computacional Scratch, a aprendizagem significativa e o trabalho colaborativo. Os resultados preliminares apontam evidências que validam o uso do Scratch no ensino da Geometria.

Referência(s)
Altmetric
PlumX