
Ensino e aprendizagem de funções trigonométricas por meio do software Geogebra aliado à Modelagem Matemática
2016; UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL; Volume: 7; Issue: 5 Linguagem: Português
10.26843/rencima.v7i5.1182
ISSN2179-426X
AutoresEnaldo Vieira de Melo, Elton Casado Fireman,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoA presente pesquisa qualitativa, delineado por um estudo de caso com pesquisa participante, analisou as contribuições da utilização do software Geogebra aliado à Modelagem Matemática no ensino-aprendizagem das funções trigonométricas seno e cosseno, à luz da Aprendizagem Significativa. O estudo foi aplicado a 18 alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Marechal Deodoro, Alagoas. A investigação foi regida por uma Sequência Didática de Ensino, produto desta dissertação, na qual foi trabalhado o software junto com a Modelagem Matemática de fenômenos periódicos. Os resultados da pesquisa mostraram que o uso do software Geogebra otimizou o ensino e a aprendizagem de funções trigonométricas; foi possível utilizar a Modelagem Matemática como uma metodologia de ensino para a aprendizagem das funções f(x)=a+bsen(cx+d) e g(x)=a+bcos(cx+d); e que os discentes compreenderam o comportamento dos seus parâmetros a, b, c e d. O estudo tem como principal contribuição, a conexão realizada pelos estudantes entre o conteúdo de funções trigonométricas e o cotidiano, através de sua aplicação na previsão de fenômenos periódicos (altura da maré e fases lunares), entendendo ainda a importância deste assunto para outras áreas do conhecimento, como física, astronomia, biologia e medicina, obtendo assim, uma Aprendizagem Significativa.
Referência(s)