Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Formação de Professores para a Justiça Social: uma reflexão sobre a docência na Residência Pedagógica

2017; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.21723/riaee.v12.n1.7932

ISSN

2446-8606

Autores

Helena Amaral da Fontoura,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O presente trabalho aborda um processo de formacao de professores na forma de Residencia Pedagogica, desenvolvido em uma instituicao publica do Rio de Janeiro, projeto que atende prioritariamente a egressos da instituicao, mas que vem recebendo interessados em discutir suas praticas docentes e aprimorar o que fazem. O recorte escolhido para esse artigo enfatiza a formacao de professores para a justica social, a partir de Zeichner, que defende um programa de formacao radical em que ensinar e visto como uma atividade critica e o docente como um profissional que investiga e reflete sobre sua pratica. Entendemos que a reflexao sobre o fazer docente e uma condicao politica fundamental da formacao do professor, sendo que a sua formacao reflexiva deve vincular-se a luta pela construcao da justica social e intelectual no pais. Cabe a sociedade, como um todo, e aos responsaveis pela elaboracao de politicas publicas, em todos os niveis, buscarem assegurar que a escola cumpra seu papel de espaco privilegiado na promocao dos direitos humanos, procurando garantir a inclusao, o respeito e a valorizacao das diferencas, tentando garantir que o espaco escolar propicie liberdade de expressao, promocao dos direitos humanos, inclusao educacional, em outras palavras, justica social.

Referência(s)