
Formação de Professores para a Justiça Social: uma reflexão sobre a docência na Residência Pedagógica
2017; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.21723/riaee.v12.n1.7932
ISSN2446-8606
Autores Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO presente trabalho aborda um processo de formacao de professores na forma de Residencia Pedagogica, desenvolvido em uma instituicao publica do Rio de Janeiro, projeto que atende prioritariamente a egressos da instituicao, mas que vem recebendo interessados em discutir suas praticas docentes e aprimorar o que fazem. O recorte escolhido para esse artigo enfatiza a formacao de professores para a justica social, a partir de Zeichner, que defende um programa de formacao radical em que ensinar e visto como uma atividade critica e o docente como um profissional que investiga e reflete sobre sua pratica. Entendemos que a reflexao sobre o fazer docente e uma condicao politica fundamental da formacao do professor, sendo que a sua formacao reflexiva deve vincular-se a luta pela construcao da justica social e intelectual no pais. Cabe a sociedade, como um todo, e aos responsaveis pela elaboracao de politicas publicas, em todos os niveis, buscarem assegurar que a escola cumpra seu papel de espaco privilegiado na promocao dos direitos humanos, procurando garantir a inclusao, o respeito e a valorizacao das diferencas, tentando garantir que o espaco escolar propicie liberdade de expressao, promocao dos direitos humanos, inclusao educacional, em outras palavras, justica social.
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