
A adaptação cinematográfica de Uma Tragédia Americana e Otelo em Match Point
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 70; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5007/2175-8026.2017v70n1p161
ISSN2175-8026
Autores Tópico(s)Art, Politics, and Modernism
Resumohttp://dx.doi.org/10.5007/2175-8026.2017v70n1p161O artigo retoma o histórico das adaptações cinematográficas do romance Uma Tragédia Americana (1925), de Theodore Dreiser, recuperando as discussões sobre a cena do afogamento. Os estudos de Sergei Eisenstein sobre o uso do monólogo interior no cinema e o comentário de Bertolt Brecht a respeito da trilha sonora na adaptação do romance de Dreiser oferecem importante ponto de entrada para a análise do filme Match Point (2005), de Woody Allen. Em Match Point, o uso da trilha sonora, notadamente a colagem com a ópera Otelo (1887), de Giuseppe Verdi, permite que o espectador reflita sobre as possibilidades narrativas da adaptação para o cinema.
Referência(s)