Artigo Revisado por pares

O discurso indireto livre e a multiperspectividade em “O homem de areia” (1815), de E. T. A. Hoffmann: um exame analítico

2017; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Inglês

ISSN

2177-3807

Autores

Monique Araújo,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

RESUMO: Com a influencia do cientificismo e da serie de transformacoes tecnologicas que dominaram o seculo XIX, a narracao em terceira pessoa generalizou-se na literatura, levando a transformacao do uso da perspectiva individual e poetica a uma esfera publica e prosaica. Deste contexto de transicao emergiu na literatura um discurso misto – direto e indireto – contaminado pela linguagem da nova opiniao publica, das leis, do julgamento: o discurso indireto livre. “O homem de areia” (1815) de E. T. A. Hoffmann traz o individuo confuso no meio da mecanizacao dos sentimentos advindos dos novos habitos instituidos pela recem surgida classe media. A multiperspectividade narrativa e o discurso indireto livre traduzem em “O homem de areia” o perigo da poetizacao do mundo em favor da superficialidade burguesa. ABSTRACT: With the influence of scientism and the number of technological changes that dominated the 19th century, third person narration became widespread in literature thus allowing a transformation of an individual and poetic perspective to a public and prosaic sphere. In this context, a mixed speech emerged in literature — direct and indirect — contaminated by the language of the new public opinion, the laws, the trials: the free indirect speech. “The Sandman” (1815) by E. T. A. Hoffmann brings the confused individual in the middle of the mechanization of feelings coming from the rise of the new bourgeoisie. The multiperspective narrative and free indirect speech translate into “Sandman” the danger of the world’s poetization in favor of the bourgeois superficiality.

Referência(s)