Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E O CONCEITO DE PERFORMANCE PROCESS NA GESTÃO DAS ARTES

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5216/ac.v2i2.42310

ISSN

2358-6060

Autores

Valquíria Guimarães Duarte,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Uma das questões atuais na discussão sobre gestão das ações de cunho artístico está na problemática que envolve metodologias de criação e realização dos diversos tipos de propostas, sejam elas de espetáculos performativos (teatro, dança), sejam de espetáculos de natureza expositiva (exposições de arte, museais ou não – cabendo aqui todo tipo de manifestações que ocupam um espaço da galeria, teatro, museu ou cidade). Sabendo que o planejamento estratégico tem sido um campo de debates frutíferos na área da arquitetura, e tendo como exemplo experiências exploradas em países diversos (no Brasil, um empreendimento fomentado há pouco tempo), voltamo-nos a uma interlocução entre os campos da Arquitetura/construção civil e da Arte para embasar nossa proposta: trazer a experiência de Gestão Estratégica da área da Arquitetura para o campo da Arte. Gestar e gerir ações artísticas, dar forma e realizá-las preservando ao máximo os desejos do autor são os elementos “chave” desse artigo. Nesse sentido, buscamos na Gestão Estratégica uma metodologia possível para a otimização de ações artísticas – e, de passagem, aproveitamos a exploração do conceito no conhecimento do processo, para uma hermenêutica/crítica. Para tanto, apoiamo-nos no conceito de Performance Process (DUARTE, 2013) como base para nosso empreendimento

Referência(s)