Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Os paratextos publicitários de uma comédia de situação brasileira: a narrativa das chamadas televisivas

2016; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 7; Issue: 11 Linguagem: Português

10.3895/rde.v7n11.5026

ISSN

1984-2376

Autores

Rafael José Bona,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a narrativa das chamadas televisivas, consideradas paratextos publicitários, de uma comédia de situação (sitcom) brasileira. O entendimento de paratexto se relaciona a uma das cinco formas de transtextualidade propostas por Genette (2010). Nesta pesquisa se adapta o elemento textual prefácio, entendido como paratexto por Genette, para as chamadas televisivas. O material selecionado para análise é proveniente dos antigos programas de Os Trapalhões. São analisadas três chamadas veiculadas na TV Globo entre os anos de 1988 e 1992. Os resultados demonstram que os paratextos se configuram numa linguagem híbrida, pois neles são incorporados vários tipos de linguagem que vão desde o videografismo, trechos dos programas de televisão, até a publicidade da própria emissora.

Referência(s)