
A Ética como Competência Profissional na Formação: o pedagogo em foco
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 42; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/2175-623656078
ISSN2175-6236
AutoresSheyla Maria Fontenele Macedo, Ana Paula Caetano,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoResumo: Este artigo visa compreender a ética como competência profissional transversal e autônoma no campo da formação do pedagogo. Discute as temáticas da competência e competência profissional; da ética, ética profissional como competência no cerne da formação do pedagogo. É pesquisa de cunho qualitativo, assente na revisão de literatura de renomados pensadores na esfera das competências profissionais. Dialoga especialmente com Boterf (2003), Caetano (2010), Estrela e Silva (2010), Garcia (1999) e Perrenoud (2000). Inaugura a discussão da ética enquanto dimensão práxis transversal e competência máxima no corpo da formação profissional.
Referência(s)