Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A Ética como Competência Profissional na Formação: o pedagogo em foco

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 42; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/2175-623656078

ISSN

2175-6236

Autores

Sheyla Maria Fontenele Macedo, Ana Paula Caetano,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Resumo: Este artigo visa compreender a ética como competência profissional transversal e autônoma no campo da formação do pedagogo. Discute as temáticas da competência e competência profissional; da ética, ética profissional como competência no cerne da formação do pedagogo. É pesquisa de cunho qualitativo, assente na revisão de literatura de renomados pensadores na esfera das competências profissionais. Dialoga especialmente com Boterf (2003), Caetano (2010), Estrela e Silva (2010), Garcia (1999) e Perrenoud (2000). Inaugura a discussão da ética enquanto dimensão práxis transversal e competência máxima no corpo da formação profissional.

Referência(s)