
Modelo Conceitual do Objeto Virtual de Aprendizagem Colaborativa para Aprendizagem de Estatística (Collabora)
2017; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.70657
ISSN1679-1916
AutoresEliana Cláudia Mayumi Ishikawa, Lucas Novelli, Vinícius C. Andrade, Simone Nasser Matos, Guataçara dos Santos,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste trabalho apresenta o modelo conceitual de um objeto virtual de aprendizagem para o ensino da estatística no ensino superior (Collabora) contendo quatro módulos principais: Login, Colaboração, Aprendizagem e Chat e usa como base a aprendizagem colaborativa apoiada por computador. A diferença do objeto proposto em relação a outros trabalhos da literatura é que o mesmo oferece um controle automatizado para verificar se os alunos que pertencem a um grupo estão colaborando ao realizar uma atividade, composta por um conjunto de exercícios, proposta pelo professor. A construção e implementação do objeto é feita usando orientação a objetos o que fornece reusabilidade de análise, projeto e código. O Collabora permite ao professor realizar atividades que promova a verificação e integração entre os elementos de um grupo, avaliação da colaboração, avaliação da atividade e mapeamento da colaboração individual e em grupo.
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