Artigo Acesso aberto

Entre o texto verbal e o não verbal das obras do acervo de literatura do PNAIC: traduções possí­veis

2016; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22297/dl.v5i2.2139

ISSN

2316-1795

Autores

Paula Ferraz Pacheco,

Tópico(s)

Media, Communication, and Education

Resumo

Este trabalho apresenta reflexoes que foram desenvolvidas em nossa pesquisa de mestrado, na qual partimos da hipotese de que as atividades de leitura e producao de texto em sala de aula muitas vezes nao exploram suficientemente a interacao entre texto verbal e nao verbal. Objetivamos observar o trabalho pedagogico com livros infanto-juvenis nos anos iniciais em escola da rede municipal de ensino, com foco especial sobre a forma de dialogo que se constroi entre texto verbal e nao verbal. Fundamentamo-nos nos chamados Estudos do Letramento (STREET, 2006; MARTINS, 2011), nas teorias que abordam a relacao da imagem com a palavra (SIGNORI, 2014) e nos Estudos da Traducao (LOTMAN, 2005). A metodologia de nosso trabalho se compos, por um lado, de pesquisa bibliografica e, por outro, de estudo de caso de cunho etnografico (LUDKE; ANDRE, 2012; ANDRE, 1995). Os resultados demonstram que os comentarios realizados pelas criancas no momento da leitura dos livros infanto-juvenis nao so traduzem as percepcoes que elas tem da historia contada pela professora, mas tambem deixam transparecer os discursos a que elas se alinham, os quais estao intimamente ligados a realidade de que fazem parte, seja no que diz respeito a faixa etaria, suas vivencias e/ou os conhecimentos que elas vinham adquirindo no ambiente escolar.

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