Entre o texto verbal e o não verbal das obras do acervo de literatura do PNAIC: traduções possíveis
2016; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22297/dl.v5i2.2139
ISSN2316-1795
Autores Tópico(s)Media, Communication, and Education
ResumoEste trabalho apresenta reflexoes que foram desenvolvidas em nossa pesquisa de mestrado, na qual partimos da hipotese de que as atividades de leitura e producao de texto em sala de aula muitas vezes nao exploram suficientemente a interacao entre texto verbal e nao verbal. Objetivamos observar o trabalho pedagogico com livros infanto-juvenis nos anos iniciais em escola da rede municipal de ensino, com foco especial sobre a forma de dialogo que se constroi entre texto verbal e nao verbal. Fundamentamo-nos nos chamados Estudos do Letramento (STREET, 2006; MARTINS, 2011), nas teorias que abordam a relacao da imagem com a palavra (SIGNORI, 2014) e nos Estudos da Traducao (LOTMAN, 2005). A metodologia de nosso trabalho se compos, por um lado, de pesquisa bibliografica e, por outro, de estudo de caso de cunho etnografico (LUDKE; ANDRE, 2012; ANDRE, 1995). Os resultados demonstram que os comentarios realizados pelas criancas no momento da leitura dos livros infanto-juvenis nao so traduzem as percepcoes que elas tem da historia contada pela professora, mas tambem deixam transparecer os discursos a que elas se alinham, os quais estao intimamente ligados a realidade de que fazem parte, seja no que diz respeito a faixa etaria, suas vivencias e/ou os conhecimentos que elas vinham adquirindo no ambiente escolar.
Referência(s)