
A Matemática do Kamal: Uma Possibilidade de Inserção no Ensino
2016; Volume: 10; Issue: 4 Linguagem: Português
10.21439/conexoes.v10i4.1141
ISSN2176-0144
AutoresAna Carolina Costa Pereira, Antonia Naiara de Sousa Batista,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoO referido texto versa sobre o entendimento da construção de instrumentos antigos e a sua articulação com o ensino e a aprendizagem da Matemática, tendo a História da Matemática como elemento norteador para a aprendizagem da Ciência em questão. Essa união possibilita a visão da aplicabilidade de conceitos matemáticos que podem ser utilizados, como uma ferramenta didática na Educação Básica. Desse modo, tal artigo tem o intuito de apresentar a compreensão acerca da articulação entre a história, o ensino e a aprendizagem da Matemática por meio do Kamal, no qual serão evidenciados conceitos matemáticos, bem como as suas potencialidades e limitações para o uso no Ensino Fundamental. O mesmo também tem o objetivo de suscitar em sala de aula a necessidade de se utilizar as pesquisas nessa área, principalmente, as que proporcionem diferentes recursos metodológicos. Um exemplo que pode ser inserido ao meio escolar por meio do uso dos instrumentos matemáticos históricos que foram importantes no desenvolvimento da ciência.
Referência(s)