Artigo Acesso aberto Produção Nacional

LIMITE DE UMIDADE TRANSPORTÁVEL DE MINÉRIOS DE FERRO: ASPECTOS REGULATÓRIOS E TÉCNICOS

2017; Brazilian Association of Metallurgy, Materials and Mining; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4322/2176-1523.1149

ISSN

2176-1523

Autores

Rodrigo Fina Ferreira, Dany Luiz Vieira Policarpo, Victor Pereira Padula, Marco Tulio Santiago Ferreira,

Tópico(s)

Recycling and Waste Management Techniques

Resumo

Materiais sólidos a granel, contendo umidade, podem estar sujeitos a rupturas, deslizamentos e liquefação. Cargas de minério transportadas em navios não estão isentas destes fenômenos, que colocam em risco as embarcações. Nos últimos 30 anos ocorreram pelo menos 24 acidentes marítimos tendo como causa atribuída a liquefação da carga, somando mais de 177 vítimas fatais. A Organização Marítima Internacional (IMO), braço da ONU que regulamenta o transporte marítimo, estabelece orientações e leis que visam garantir a segurança das operações. Para prevenir a liquefação e fenômenos relacionados, a IMO estabeleceu o Limite de Umidade Transportável (TML), e indicava três métodos para sua determinação: Proctor /Fagerberg, Flow Table e Penetration. Um amplo estudo apresentado à IMO em 2013 concluiu que estes métodos não são adequados para finos de minério de ferro, tendo sido desenvolvido um novo teste, o Proctor/Fagerberg Modificado. O presente trabalho apresenta aspectos regulatórios e técnicos do TML, e um comparativo entre o TML de 35 amostras obtidos pelos três métodos originais, mostrando diferenças significativas entre os resultados, uma evidência de sua inadequação.

Referência(s)