Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Como o Ensino de Programação de Computadores Pode Contribuir Com a Construção de Conhecimento na Educação Básica Uma Revisão Sistemática da Literatura

2017; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.70689

ISSN

1679-1916

Autores

J Ferri, Selma dos Santos Rosa,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Neste artigo apresentamos uma Revisão Sistemática da Literatura com oobjetivo de identificar pesquisas que apresentem um ou mais itens de interesse relacionados à seguinte problematização: Como o ensino de programação de computadores pode contribuir com a construção de conhecimento na Educação Básica? A revisão nos deu subsídios para aferir quais plataformas de ensino de computação e quais estratégias didático-pedagógicas estão sendo utilizadas, bem como, quais evidências de fragilidade e de potencialidade há neste contexto. Com os dados coletados, foi efetuada uma metassíntese que nos conduziu a aferição de que o ensino de programação na Educação Básica por meio de Micromundos, como por exemplo, o SuperLogo e o Scratch, pode contribuir significativamente para a construção de conhecimento e potencializar aprendizagens e resultados frente à educação atual e futura além das manifestações e exigências da sociedade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX