
NEGRO/A, EU?: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, CORRENTES, GRITOS E O REFÚGIO DA COR
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2448-0215
AutoresCarlos Adriano da Silva Oliveira, Dyane Brito Reis Santos,
Tópico(s)Race, Identity, and Education in Brazil
ResumoResumo A producao tem o objetivo de refletir acerca de categorias encontradas na pesquisa intitulada Negro (a), eu? Um estudo sobre as representacoes sociais da identidade etnico-racial entre alunos e alunas de 5o ano do ciclo de uma escola publica em Amargosa-BA , apresentada na Universidade Federal do Reconcavo da Bahia (2010). O aporte metodologico utilizado configurou-se por uma pesquisa qualitativa e estudo de caso do tipo etnografico, desenvolvido por observacao direta, aplicacao de questionarios e realizacao de grupos focais. Ponderamos que a identidade negra e depreciada no espaco escolar atraves de conteudos pouco sensiveis a pluralidade cultural provocando a existencia de correntes imaginarias. As representacoes sociais construidas dos/as alunos/as sobre o seu pertencimento surgem como gritos referentes a cor e cabelo. A busca do refugio na cor morena conforma a problematica e implicacoes do ser negro. Dentro dessa conjuntura, elucidamos caminhos e possibilidades para o estudo. Palavras-Chave: Educacao – Relacoes Etnico-Raciais - Representacoes Sociais.
Referência(s)