
Aprendizagem tangencial no processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos: um estudo de caso
2017; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.70678
ISSN1679-1916
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoCom o objetivo de identificar filmes que podem ser utilizados no processo deensino e aprendizagem de conteúdos científicos por meio da aprendizagem tangencial, este artigo relata os resultados de uma investigação realizada com oitenta e um (81) estudantes da licenciatura (química, física e biologia) e do mestrado em ensino de ciências de uma Universidade Federal. Para contemplar o objetivo central da pesquisa, uma abordagem qualitativa, consideramos o estudo de caso em cinco etapas. Os resultados se estruturam apresentando a análise das etapas da pesquisa, apontando uma postura favorável dos estudantes ao uso de filmes como estratégia para o ensino de conceitos científicos, por apresentarem características da aprendizagem tangencial.
Referência(s)