Artigo Acesso aberto

Fundamentos de las representaciones sociales para la investigación en educación

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÃNGULO MINEIRO; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18554/refacs.v5i1.1915

ISSN

2318-8413

Autores

Érico Pinheiro Lopes De Paula, Helena de Ornellas Sivieri-Pereira,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O texto apresenta levantamento bibliográfico para discutir os princípios da Teoria das Representações Sociais, levando em conta a dispersão epistemológica historicamente ligada à Psicologia e as ciências da Educação, bem como as pesquisas sobre a aplicação da teoria na área da educação. O trabalho foi desenvolvido pela revisão do referencial clássico, no diálogo com interlocutores das ciências sociais, tendo em vista a pergunta: Quais aspectos desse conjunto teórico podem ser utilizados na investigação em educação? Os resultados aqui expostos sinalizam que as Representações Sociais apresentam versatilidade no manejo e confiabilidade das interpretações. Destacam-se apesar disto, alguns riscos que devem ser administrados pelo pesquisador em campo.

Referência(s)