
FANTASIA VERSUS REALIDADE: EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES DO CINEMA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.
2016; Volume: 8; Issue: 1sup Linguagem: Português
10.47385/praxis.v8.n1sup.686
ISSN2176-9230
AutoresElaine Cristina Pereira Costa, Marcelo Diniz Monteiro de Barros,
Tópico(s)Animal and Plant Science Education
ResumoO trabalho apresenta os resultados obtidos a partir de um curso de férias realizado em uma Instituição de Pesquisa do Rio de Janeiro. Destinado a graduandos de Licenciatura, o curso teve por objetivo discutir o uso de metodologias diferenciadas para o ensino de Ciências e Biologia ao longo da Educação Básica, destacando o cinema como instrumento de mediação do conhecimento. Além dos filmes assistidos e debatidos ao longo do curso, os alunos apresentaram como trabalho final, um trecho de um filme ou documentário e a proposta pedagógica para um dos filmes ou vídeo trabalhados, através da elaboração de um guia do educador. Nossos resultados sugerem que o uso do cinema amplia a percepção dos estudantes, a começar pelos próprios graduandos, e que o cinema pode contribuir para o aprendizado de forma mais dinâmica, lúdica e prazerosa, favorecendo o ensino de ciências. Palavras chave: cinema, ensino de ciências, ensino de biologia.
Referência(s)