Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Caça às krenti: criando corpo e infância entre os Akwê-Xerente (The hunting of krenti: creating body and childhood among Akwê-Xerente people)

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22476/revcted.v2i2.97

ISSN

2447-4223

Autores

Beleni Saléte Grando, Khellen Cristina Pires Correia Soares,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Nas sociedades indígenas os processos de educação da criança implicam reconhecimento de que não há como padronizarmos uma única compreensão de criança ou infância para todos os povos e comunidades. Articulando experiências distintas que se entrecruzam no texto, problematizamos a infância indígena e as perspectivas de escolarização que as atingem cada vez mais cedo. O diálogo é interdisciplinar e intercultural, tendo por referência Mato Grosso com a formação de professores indígenas e a formação de educadores em comunidades tradicionais, e a pesquisa atual com os Akwê-Xerente de Tocantins. A análise do campo se pauta nos processos de educação do corpo a partir da caça as Krenti (tanajuras), desvelando como a coletividade indígena assegura dinâmicas próprias para que as crianças, desde pequenas, possam se constituir com autonomia pautando-se em cosmovisões de futuro e educação específicas para responder as demandas de cada comunidade indígena.

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