Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Potencialidades da compra institucional na promoção de sistemas agroalimentares locais e sustentáveis: o caso de um restaurante universitário

2015; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20396/san.v22i1.8641574

ISSN

2316-297X

Autores

Suellen Secchi Martinelli, Panmela Soares, Rafaela Karen Fabri, Graziella Regina Alba Campanella, Óscar José Rover, Suzi Barletto Cavalli,

Tópico(s)

Innovation and Socioeconomic Development

Resumo

O objetivo foi analisar a potencialidade da compra institucional de alimentos para a promoção de sistemas sustentáveis e localizados de produção. Analisou-se a demanda de alimentos de um Restaurante Universitário do Sul do Brasil a partir da quantidade e da variedade dos alimentos presentes em listas de compras. Os alimentos foram categorizados em grupos e de acordo com a forma de produção e grau de processamento. Os dados evidenciam grande potencial de compra do restaurante, correspondendo a aproximadamente 77 toneladas mensais. Verificou-se uma grande demanda por alimentos com algum grau de processamento, como higienização e cortes em 100% das hortaliças e 22% das frutas, o que pode limitar o acesso dos agricultores familiares num primeiro momento, mas representar um ganho potencial àqueles que se organizarem. A aquisição de alimentos orgânicos ainda é restrita (5% do total), porém evidencia interesse e esforço crescente para adquiri-los. Os resultados demonstram o potencial do restaurante para a promoção de sistemas sustentáveis e localizados de produção, principalmente diante do interesse da compra de alimentos orgânicos e da grande demanda de alimentos, com e sem processamento. A modalidade “Compra Institucional” do Programa de Aquisição de Alimentos pode auxiliar nesse processo, beneficiando agricultores e consumidores do restaurante.

Referência(s)