
Infância na contemporaneidade: questões para os estudos sociológicos da infância (Childhood in the contemporary world: questions for the sociological studies of childhood)
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22476/revcted.v2i2.94
ISSN2447-4223
AutoresAnete Abramowicz, Andrea Braga Moruzzi,
Tópico(s)Migration, Racism, and Human Rights
ResumoA discussão que traçamos neste artigo é a de que há um arcabouço teórico sendo construído desde meados do século XX que concebe e constrói a criança a partir de outros elementos ou de mais elementos em relação aos construídos para a infância moderna. Existe, do ponto de vista que pretendemos elucidar, uma infância contemporânea que pode ser pensada a partir da noção de dispositivo. O dispositivo desenha, emoldura, enuncia e visibiliza formas de ver, sentir, brincar, pensar, mas, ao mesmo tempo, permite que a criança questione a infância emoldurada para ela. Além desta preposição, trazemos neste artigo os debates contemporâneos que giram em torno da ideia de infância e criança mobilizando nosso olhar para sua agência, considerando sua participação na dinâmica social, sua intervenção e sua produção cultural.
Referência(s)