
Um breve passeio pela Modernidade e Pós-Modernidade através de Ragtime
2002; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Issue: 5 Linguagem: Português
10.3895/rl.v0n5.2308
ISSN2179-5282
AutoresWilton Fred Cardoso de Oliveira,
Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoRagtime -A Arte do ImprovisoDe 1896 a 1917 o ragtime era o mais popular "idioma" musical dos EUA.O estilo originou-se dos palcos de casas freqüentadas por negros ("Music Hall", "Vaudeville" e "Burlesque"), e o termo originou-se da expressão "ragged time" (tempo fragmentado referindo-se ao ritmo sincopado e de contra-tempo).Alguns dos mais famosos temas do estilo são "Hello Ma Baby" (1899), "Under The Bamboo Tree" (1902), "Alexander's Ragtime Band" (1911) e "Maple Leaf Rag" (1899) de Scott Joplin A escolha de Ragtime, de E. L. Doctorow, para a produção deste ensaio, apresentado à disciplina Teoria da Modernidade, não é aleatória.Quando o objeto de estudo de minha tese de doutorado é o romance histórico contemporâneo, debruçar-se sobre essa obra ou sobre Ulisses, de James Joyce, são passos fundamentais.Acrescento a isso a menção feita por Fredric Jameson [i].Em se tratando de Ragtime, seu autor é um dos poucos romancistas de esquerda talentosos e inovadores estadunidenses da atualidade, cujos livros se nutrem de história no sentido mais tradicional, sem contudo ter a estrutura de todos os romances históricos
Referência(s)