Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Um breve passeio pela Modernidade e Pós-Modernidade através de Ragtime

2002; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Issue: 5 Linguagem: Português

10.3895/rl.v0n5.2308

ISSN

2179-5282

Autores

Wilton Fred Cardoso de Oliveira,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Ragtime -A Arte do ImprovisoDe 1896 a 1917 o ragtime era o mais popular "idioma" musical dos EUA.O estilo originou-se dos palcos de casas freqüentadas por negros ("Music Hall", "Vaudeville" e "Burlesque"), e o termo originou-se da expressão "ragged time" (tempo fragmentado referindo-se ao ritmo sincopado e de contra-tempo).Alguns dos mais famosos temas do estilo são "Hello Ma Baby" (1899), "Under The Bamboo Tree" (1902), "Alexander's Ragtime Band" (1911) e "Maple Leaf Rag" (1899) de Scott Joplin A escolha de Ragtime, de E. L. Doctorow, para a produção deste ensaio, apresentado à disciplina Teoria da Modernidade, não é aleatória.Quando o objeto de estudo de minha tese de doutorado é o romance histórico contemporâneo, debruçar-se sobre essa obra ou sobre Ulisses, de James Joyce, são passos fundamentais.Acrescento a isso a menção feita por Fredric Jameson [i].Em se tratando de Ragtime, seu autor é um dos poucos romancistas de esquerda talentosos e inovadores estadunidenses da atualidade, cujos livros se nutrem de história no sentido mais tradicional, sem contudo ter a estrutura de todos os romances históricos

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