
Interação de um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência com as Famílias
2016; Pharmaceutical Society of Japan; Volume: 18; Issue: 4 Linguagem: Português
10.17921/2447-8938.2016v18n4p235-9
ISSN1347-5207
AutoresCleiton José Santana, Marcelo da Silva, Fernanda dos Santos Oliveira, Jorseli Ângela Henriques Coimbra, Sônia Silva Marcon, Mágda Lúcia Félix de Oliveira,
Tópico(s)Palliative and Oncologic Care
ResumoO atendimento por profissionais de servicos de atendimento pre-hospitalar movel de urgencia exige tomada de decisao imediata e rigorosa, mas a presenca da familia e fundamental para obter informacoes importantes sobre a situacao ocorrida. O objetivo do estudo foi conhecer a interacao de uma equipe de atendimento movel de urgencia com as familias dos pacientes durante o atendimento pre-hospitalar. Estudo de abordagem qualitativa e exploratorio, com entrevista de familiares de pacientes que foram atendidos pela equipe de Suporte Avancado de Vida do Servico de Atendimento Movel de Urgencia Regional Londrina-PR, em um periodo de 30 dias. As categorias que emergiram da analise de conteudo foram a agilidade e qualidade no atendimento e a falha na comunicacao e/ou interacao profissional e familiar responsavel. O familiar pesquisado acredita que o atendimento realizado pelo Servico e agil e de qualidade, garantindo uma boa assistencia a populacao. Os profissionais de saude interagiam com a familia para conseguir informacoes sobre o paciente e o evento, mas a maioria nao fornecia informacoes claras sobre o prognostico do paciente ao familiar. Cabe aos profissionais refletirem e reconhecerem a necessidade de melhorar o processo de comunicacao e de incrementar a participacao da familia no atendimento, a fim de transmitir informacoes de primeiros socorros.
Referência(s)