Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Interação de um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência com as Famílias

2016; Pharmaceutical Society of Japan; Volume: 18; Issue: 4 Linguagem: Português

10.17921/2447-8938.2016v18n4p235-9

ISSN

1347-5207

Autores

Cleiton José Santana, Marcelo da Silva, Fernanda dos Santos Oliveira, Jorseli Ângela Henriques Coimbra, Sônia Silva Marcon, Mágda Lúcia Félix de Oliveira,

Tópico(s)

Palliative and Oncologic Care

Resumo

O atendimento por profissionais de servicos de atendimento pre-hospitalar movel de urgencia exige tomada de decisao imediata e rigorosa, mas a presenca da familia e fundamental para obter informacoes importantes sobre a situacao ocorrida. O objetivo do estudo foi conhecer a interacao de uma equipe de atendimento movel de urgencia com as familias dos pacientes durante o atendimento pre-hospitalar. Estudo de abordagem qualitativa e exploratorio, com entrevista de familiares de pacientes que foram atendidos pela equipe de Suporte Avancado de Vida do Servico de Atendimento Movel de Urgencia Regional Londrina-PR, em um periodo de 30 dias. As categorias que emergiram da analise de conteudo foram a agilidade e qualidade no atendimento e a falha na comunicacao e/ou interacao profissional e familiar responsavel. O familiar pesquisado acredita que o atendimento realizado pelo Servico e agil e de qualidade, garantindo uma boa assistencia a populacao. Os profissionais de saude interagiam com a familia para conseguir informacoes sobre o paciente e o evento, mas a maioria nao fornecia informacoes claras sobre o prognostico do paciente ao familiar. Cabe aos profissionais refletirem e reconhecerem a necessidade de melhorar o processo de comunicacao e de incrementar a participacao da familia no atendimento, a fim de transmitir informacoes de primeiros socorros.

Referência(s)
Altmetric
PlumX