Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Sobre o que ogram os veganos? Uma análise das atividades do grupo Ogros Veganos no Facebook || Ogring Vegans. An Analysis of the Activities of “Ogros Veganos” Facebook Group

2016; Universidad de Los Hemisferios; Volume: 20; Linguagem: Espanhol

ISSN

1605-4806

Autores

Marcelo Freire,

Tópico(s)

Culinary Culture and Tourism

Resumo

Neste artigo discutimos a cultura gastronomica e suas representacoes no grupo do Facebook Ogros Veganos. A partir de uma analise de Metodos Digitais, olhamos para como os habitos alimentares deste grupo se desenham em suas atividades nesta rede social, circunscrevendo nelas marcacoes de vinculacao e identificacao com a luta pela causa animal com olhar abolicionista. Entre os principais resultados indicamos a presenca constante do apelo emocional nas postagens, seja por sua relacao com a sociedade e os sujeitos nao veganos, seja pela vinculacao com as marcas emocionais e historicas da comida, seja pela reiteracao da relacao pacifica com os alimentos.En este articulo se discute la cultura de la comida y sus representaciones en el grupo de Facebook Ogros veganos. Desde un analises de metodos digitales, vamos a ver como los habitos alimentarios de este grupo sacan partido de sus actividades en esta red social, al circunscribir en ellas las marcas de vinculacion e identificacion con la lucha por la causa de los animales en una mirada abolicionista. Los principales resultados indican la presencia constante de la apelacion emocional de los mensajes, ya sea por su relacion con la sociedad y los sujetos no veganos, ya sea mediante la vinculacion con las marcas emocionales e historicas de los alimentos, o por la reiteracion de la relacion pacifica con los alimentos.In this article we discuss the food culture and its representations on Facebook Ogros Veganos group. From a Digital methods of analysis, we look at how the eating habits of this group is drawing on its activities in this social network, circumscribing these identification and connection marks with the fight for animal cause in an abolitionist way. The main results indicate the constant presence of the emotional appeal on posts, either by their relationship with society and non-vegan subjects, either by linking with the emotional and historical marks of food, or by the reiteration of the peaceful relationship with food.

Referência(s)