Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Cinema e interculturalidade em "O Mestre e o Divino"

2016; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português

10.29327/210932.3.2-8

ISSN

2525-5924

Autores

Maria de Nazaré Cavalcante de Sousa,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

O Mestre e o Divino (2013), documentário dirigido por Thiago Campos, revela formas da colonialidade do ver instituídas pelo imaginário eurocêntrico e processadas na relação conflitiva entre dois personagens: o imigrante europeu e o nativo latino-americano. O filme apresenta sutilezas que dizem muito sobre a absolutização da cultura imposta como referência de criatividade, e, ao mesmo tempo, desdiz sabiamente quando aponta a luta travada contra a imponência e a inferência na‘domesticação’ indígena. Aborda o processo de interculturalidade questionando a ideia de pertencimento a uma cultura. Desafia a re-pensar nas imagens cinematográficas a manutenção da invisibilidade do colonizado diante de imposição religiosa e a reprodução de imagem de ‘civilidade’ que permanece na América Latina. Com base na teoria da decolonialidade do ver e as relações de interculturalidades na perspectiva defendida por Catherine Walsh, neste artigo, o referido documentário é tomada como objeto de estudo para uma reflexão sobre o processo de inferiorização racial e epistêmica impresso em produções imagéticas na América Latina.

Referência(s)